20/07/2014

Lados Opostos [Extras]



Desafio aceito!

  Assim que decidi que iria participar do Desafio da Copa, tive uma certeza: a história se passaria na Alemanha!

  Levou algum tempo até pensar em um conflito inovador e criativo para a narrativa. Não queria que fosse algo relacionado ao futebol — não sou uma grande fã e também porque ficaria muito na cara. Apesar de gostar de ver livros e filmes a respeito do nazismo, é um tema muito abordado por aí e já esperado pelas pessoas quando se pensa na Alemanha. E o objetivo é justamente surpreender os leitores!

  Uma grande diferença do Lados Opostos para qualquer outro texto que eu já tenha escrito, além de ser baseado em um momento histórico real, foi a parte de pesquisa. Passei um bom tempo procurando a respeito do assunto, reunindo informações. Os primeiros dias — e ainda algumas vezes no meio do processo de escrita — foram totalmente dedicados.


Dificuldades

  O que eu queria com o texto, principalmente, era mostrar através das personagens o momento que a Alemanha vivia, o pós Segunda Guerra Mundial e plena Guerra Fria (com destaque para a Cortina de Ferro). Muito importante para o mundo, mas ainda pouco explorado na mídia. A única obra que encontrei foi um filme chamado Good Bye Lenin (Adeus, Lenin) de 2002.

  Afinal, a grande dificuldade que tive nesse desafio foi o número limitado de palavras. Tive que cortar muitas frases, limitar o máximo possível (em alguns casos substituindo o “havia” por vírgula, por exemplo) e abdicar dos diálogos. Nunca antes tive tanto rascunho como nessa história! Foram quase 2000 palavras retiradas ou reescritas — mais da metade do texto. *Tenso*



Cenas Deletadas

  Como tem nos bônus/extras de alguns filmes, essa é a parte em que conto o que acabou indo pra lixeira. E olha que foi bastante coisa, a maioria nem chegou a sair da cabeça.

  A principal, que destaco aqui no começo, foi o papel do pai das crianças. Quando construíram o Muro, de alguma forma ele conseguiu voltar para casa (afinal, não estava morto como todos pensavam) e passara todos aqueles anos no lado Ocidental, cuidando das filhas. No final, ele se reencontraria com a esposa e seria o efeito surpresa. É. Acabou não entrando pois, entre outros motivos, achei que iria desviar a atenção do encontro entre mãe e filhas.

  Outro personagem que acabou sendo modificado foi o Rudolph. Ele seria na verdade um médico, amigo da família, que estaria cuidando da mãe de Amélie. Fora duramente afetado pela guerra que participara, assistindo as pessoas morrerem sem poder fazer nada. Enfim, suas ações na história não mudaram, apenas sua personalidade e, claro, a ligação com Amélie.


  Por último, um poema que seria algo especial entre a mãe e as filhas:

Amo vocês com todo o meu coração,
Que não caberia entre as mãos,
Ou de Berlin à Milão,
E vocês nunca esquecerão.

Beijokas da Frida ;*

Links